Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Transporte em Maringá: saiba como ir e vir

Se você é recém chegado em Maringá, é preciso saber quais são suas opções de locomoção. O transporte na cidade conta com diversas alternativas para quem não tem um automóvel, ou prefere deixá-lo na garagem.

Maringá é uma cidade fácil de se locomover. Com ruas e avenidas largas e bem sinalizadas, não é difícil “se achar”. Independentemente do método de transporte que escolher, não perca tempo e conheça Maringá de perto!

Para te ajudar nesse processo, reunimos neste post as formas mais famosas e convenientes de andar pela – e para – a cidade. Confira!

Caminhada

Se você mora no centro da cidade ou próximo às universidades, pode fazer uma boa parte de suas tarefas caminhando. As distâncias são pequenas, o que serve como um ótimo incentivo para andar a pé ao invés de tirar o carro da garagem.

É importante tomar alguns cuidados ao caminhar por Maringá. Por conta da cidade ser bastante arborizada – sendo difícil encontrar uma rua sem diversas árvores- o lado negativo é que existem diversas calçadas quebradas na região. Por isso, tome cuidado para não tropeçar ou cair pelo seu trajeto.

Bicicleta

Outra forma de transporte em Maringá é a bicicleta. Uma das vantagens desse meio de transporte é que a cidade é plana, ou seja, não possui muitas ladeiras, o que torna o uso da bicicleta mais agradável e conveniente.

Segundo a prefeitura, até o final de 2019 a cidade contará com cerca de 40 quilômetros de ciclovias. Os ciclistas maringaenses criaram um mapa colaborativo que mostra os pontos em que existem ciclovias. Confira:

As ciclovias maringaenses estão presentes na maior parte das avenidas Brasil, Mandacaru, 19 de Dezembro, Morangueira, Horácio Raccanello Filho e Gastão Vidigal, algumas das maiores da cidade. Além desses locais, você também encontra ciclovias próximas à UEM.

Transporte coletivo

Em Maringá, a empresa TCCC é a responsável pelo transporte coletivo no município. As passagens devem ser compradas em locais específicos ou com vendedores nos pontos de ônibus, visto que não há como pagar em dinheiro no embarque.

Os preços da passagem podem variar de acordo com a sua situação:

  • Ao adquirir um cartão recarregável, no mesmo estilo do Bilhete Único de São Paulo, você paga R$ 3,90 por viagem.
  • Os cartões avulsos, que dão direito a uma viagem, custam R$ 4,50 cada*.

* Os dados correspondem ao mês de março de 2019.

Quem é estudante tem direito a duas viagens gratuitas por dia, dentro do período dos estudos. No caso de cursos integrais, é possível solicitar uma passagem de ida no período da manhã e a da volta a tarde ou noite. Para conferir mais detalhes, acesse o portal do Passe do Estudante.

Aplicativos de transporte

Existem diversos aplicativos de transporte que funcionam atualmente em Maringá. O mais famoso é o Uber, o maior desse tipo em atuação no Brasil. Além dele, o 99POP também está disponível.

transporte em maringá - uber

Além das opções com atuação nacional e internacional, existem dois aplicativos de transporte em Maringá que foram criados na região: o Simbora e o Vou Bem. Vale a pena conferi-los, pois as taxas costumam ser menores do que as grandes concorrentes.

Táxi

Maringá conta com uma grande frota de táxis. Os aplicativos 99 e Easy Taxi são muito usados para solicitar corridas na região.

Além das opções nacionais, você também pode utilizar o aplicativo Digital Táxi, criado na região.

Saindo e chegando em Maringá

Maringá conta com duas principais formas de transporte intermunicipal e/ou interestadual: por avião ou ônibus. O Aeroporto Regional de Maringá fica localizado na Av. Dr. Vladimir Babkov, sem número, no Parque Industrial Mário Burlhões. Já o Terminal Rodoviário de Maringá fica na Av. Tuiuti, 180, Jardim Colina Verde.

Companhias aéreas

Atualmente, o aeroporto de Maringá conta com duas empresas aéreas. São elas a GOL e a Azul, com voos para todo o Brasil.

transporte em maringá - aeroporto

Foto: Divulgação / TCE

Ônibus

Muitas empresas de ônibus atuam na cidade de Maringá. Confira uma lista com as principais:

  • Viação Garcia
  • Viação Expresso Nordeste
  • Viação Brasil Sul
  • Viação Lopes Sul
  • Viação Nacional Expresso
  • Viação Princesa do Ivaí
  • Viação Catarinense
  • Viação Eucatur
  • Viação Expresso Maringá
  • Viação Planalto
  • Viação Pluma
  • Viação Rotas do Triângulo

O transporte em Maringá, seja dentro da cidade ou para entrar e sair dela, é facilitado graças à grande quantidade de opções para você escolher. Vai se mudar para Maringá? Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o custo de vida na cidade!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *