Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como escolher o apartamento ideal em Maringá?

Motivos para morar em Maringá não faltam: além de ser casa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das melhores faculdades do Brasil, a cidade foi eleita a melhor para se morar no país pela Delta Economics & Finance, em repetidos anos.

Se você está pensando em se mudar para a cidade, é importante saber como escolher apartamento em Maringá. Com muitos bairros, cada um com as suas vantagens, e opções, o mercado imobiliário maringaense está em alta.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar nesse processo de escolha. Continue a leitura para conferi-las!

Escolha de bairro

Na hora de escolher um apartamento em Maringá, é muito importante escolher o bairro ideal para você e sua família.

A Zona 07, por exemplo, é um dos bairros mais populosos da cidade. Nele se concentra a maioria dos universitários maringaenses, graças à sua localização próxima à UEM. Porém, muitas famílias também escolhem o lugar, por conta da quantidade de apartamentos disponíveis e localização próxima ao centro.

O bairro conta com mercados, bares e outros estabelecimentos essenciais, o que torna o local ideal para quem procura facilidade de locomoção e praticidade.

como escolher apartamento em maringá - uem

Universidade Estadual de Maringá, localizada na Zona 07 (Foto: Divulgação / UEM)

O novo centro da cidade concentra a maioria dos cartões postais da cidade, além de contar com grandes estabelecimentos, consultórios médicos e outras facilidades. O preço de apartamentos na região é elevado, porém justificado, uma vez que sua localização é estratégica.

Os bairros mais afastados também contam com suas vantagens. Quem possui crianças em casa, pode preferir essas opções graças à tranquilidade desses locais, em que não é incomum encontrar crianças brincando nas ruas até a noite.

Em Maringá, os bairros contam com tantas opções de mercados, escolas e outros estabelecimentos, que o transporte para as regiões centrais se dá mais para trabalhar do que por necessidade.

Tamanho do apartamento

Na cidade, você encontra apartamentos de tamanhos bem variados, desde as kitnets mais simples, para quem mora sozinho, até grandes espaços, para quem possui família ou pretende dividir o apartamento.

O metro quadrado mais caro da cidade, segundo a Secovi, é o das kitnets presentes na Zona 07. O preço é explicado pela alta procura desses apartamentos por estudantes que se mudam para a cidade com o objetivo de estudar.

Na Vila Esperança, bairro ao lado da Zona 07, o preço pelo mesmo padrão de imóvel cai consideravelmente. Por esse motivo, vale a pena pesquisar bastante e escolher a opção que melhor combine com as suas necessidades e seu bolso.

Benefícios do condomínio

Os apartamentos em Maringá aparecem com as mais diferentes categorias, desde os mais simples até aqueles mais equipados.

Se sua maior preocupação é segurança, vale a pena optar por um condomínio que conte com portaria 24 horas. Porém, fique de olho: esse fator é o que mais encarece as taxas de condomínio.

Caso praticidade é o que mais lhe importa, verifique aqueles que contam com academias, salões de festas equipados e outras características que facilitam o seu dia a dia. Por mais que tais características possam encarecer as taxas, elas podem até gerar uma economia no fim do mês. Por exemplo, ao invés de pagar uma mensalidade em uma academia, você pode apenas usar a presente em seu condomínio.

Andar do apartamento

Como é de praxe, quanto mais alto o andar, maior o preço do aluguel. Isso se justifica pela maior segurança de andares superiores, uma vista panorâmica da cidade e também maior privacidade dos moradores. Além disso, apartamentos nos andares mais altos possuem maior ventilação e até menor presença de animais e poeira, que pode facilitar bastante seu dia a dia.

como escolher apartamento em maringá - foto panoramica

Além do preço, uma desvantagem dos andares mais altos está na dependência do elevador. Imagine uma situação em que o elevador parou de funcionar: subir 10 andares de escada pode ser um belo exercício, porém nada prático.

Andares mais baixos costumam significar apartamentos mais baratos, com facilidade de locomoção. Porém, ficam mais próximos da rua e das áreas de lazer do condomínio, tornando o apartamento mais barulhento e com menor privacidade. O importante é decidir o que está de acordo com as suas necessidades.

Incidência solar

Esse é um ponto normalmente desprezado por quem está escolhendo um apartamento, porém é de suma importância para sua tranquilidade e conforto.

No sul do Brasil, recomenda-se a escolher apartamento com face ao norte. Assim, os cômodos ficam bem iluminados quase o dia todo e a sensação térmica permanece confortável durante o dia e a noite.

Aprender como escolher apartamento é essencial para garantir que seu lar seja confortável e convidativo. Se você está de mudança para Maringá, confira nosso e-book gratuito sobre o custo de vida na cidade!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *